Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

ANÁLISE DO VÍDEO INSTITUCIONAL DA ALATUR

Se você algum dia pretender fazer um vídeo institucional sobre a sua agência de viagens, veja antes no YOUtube os vídeos de algumas empresas para se inspirar e fazer algo tão bom ou melhor do que elas fizeram. Esse vídeo da ALATUR é excelente e resolvi fatiá-lo para detalhá-lo agora para você ter algumas noções de quais caminhos e abordagem deve seguir. Os mesmos detalhes nesse artigo estão também no vídeo abaixo, incluindo a versão sem cortes do Vídeo Institucional do Grupo Alatur.


INTRODUÇÃO
O vídeo inicia contando uma breve estória sobre a necessidade do homem se locomover de pequenas a grandes distâncias. Ou seja... Se alguém se locomove, precisa de transporte. E transporte tem tudo haver com uma agência de viagens. Logo, o assunto da introdução do seu vídeo tem que está relacionado com o produto ou serviço da sua empresa.


PROVAS PARA FUNDAMENTAR OS ARGUMENTOS DE VIAGEM
Exibe capas de jornais e revistas ressaltando o crescimento da economia brasileira que impulsionou o mercado de viagem a lazer e as empresas que exploram os mercados internacionais. Algumas das manchetes abaixo evidenciam o argumento do vídeo sobre a necessidade de viajar, de ter alguém para ajudar uma pessoa a visitar novos lugares e não ficar apenas observando fotos de pontos turísticos.  
  • “Viagens ao exterior batem recordes”
  • “Empresas brasileiras fecham acordos  no exterior”
  • “Brasil decola”

E ainda ressalta a importância dessas empresas empreendedoras de terem um aliado que os apóie na caminhada do seu  crescimento dentro e fora do Brasil. Esse  aliado, no caso, é o GRUPO ALATUR.


Note que o slide destaca essa resposta com uma técnica de PNL para gravar com clareza, sem qualquer outra imagem de plano de fundo, o nome da empresa no inconsciente das pessoas que assistem o vídeo.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO ALATUR
Fala sobre o que é o GRUPO ALATUR, e para representar essa integração de conjunto de coisas que formam um todo, o vídeo reúne uma série de imagens num mosaico.


Assim, o GRUPO ALATUR se destaca das demais agências mostrando-se ser diferente delas. “A ALATUR é uma comunidade, integrada por pessoas, sistemas e uma verdadeira... paixão por atender bem”.  

Percebeu a entonação e a pausa do narrador nessa última característica? “e uma ver-da-dei-ra... PAIXÃO POR ATENDER BEM”. Essa técnica de PNL faz o ouvinte guardar no seu sub-consciente a ênfase ao atendimento da ALATUR, que é um dos pontos que mais geram reclamação das empresas assistidas por prestadores de serviços.

ÊNFASE EM CONSQUISTAR A CONFIANÇA DO CLIENTE MOSTRANDO-O SENSO DE RESPONSABILIDADE
O vídeo enfatiza uma palavra importante que não pode faltar numa parceria: “COMPROMISSO”. E esse compromisso não se detém somente nas questões das necessidades do cliente, mas também na qualidade dos serviços prestados comprovados pelo Certificado ISO 9001 e no compromisso com o meio ambiente (CARBON FREE).


Entretanto, poderiam aproveitar o espaço no slide para abordar também o compromisso com a responsabilidade social, como as ações do McDia Feliz, ABRINQ, AVAPE e tantos outros que a ALATUR participa e divulga no seu site (http://www.alatur.com/pt-br/o-grupo-alatur/responsabilidade-social/).

ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES MACRO DA EMPRESA
Repare que o vídeo também faz uso de imagens subliminares. Ao invés do narrador dizer que a ALATUR está presente em SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, PARANÁ, etc.. O vídeo apresenta o mapa mundi detalhando com pontos luminosos, no ano de 2010, os  lugares onde a ALATUR está presente, e ainda inclui uma breve estatística do seu volume de  eventos realizados, transações de emissão de passagens aéreas e serviços terrestres, além de ter mais de 1000 funcionários, o que dá uma idéia do tamanho do porte da ALATUR.


Nesse trecho, o narrador diz: “Por isso o GRUPO ALATUR investe tanto para ser global, sem deixar de estar sempre próximo dos clientes.” A ênfase a essa frase é para transmitir uma imagem de relacionamento estreito, ou seja, de estar sempre pronto e próximo para cuidar do seu cliente, pois muitas empresas crescem desgovernadamente e acabam esquecendo de dar atenção aos seus clientes.

ABORDAGEM DOS SERVIÇOS DA ALATUR PARA OS SEUS CLIENTES
Agora o vídeo aborda a estrutura da ALATUR, que se divide em:
  • ALATUR VIAGENS CORPORATIVAS
  • ALATUR EVENTOS & INCENTIVOS
  • ALATUR VIAGENS PESSOAIS
Assim o cliente tem uma idéia que a agência tem um departamento específico para tratar de cada necessidade da sua empresa. Tudo isso sem falar da aliança da ALATUR com a HRG (Hogg Robinson Group), que se trata de uma "rede" de agências de viagens corporativas espalhadas em diversos países do mundo. 



A ênfase a HRG se deve ao fato de que caso uma empresa estrangeira abra uma filial no Brasil e precise da assistência de uma agência de viagens brasileira, e se essa empresa já for atendida no exterior por alguma agência de viagens que faça parte da HRG, então, as chances da ALATUR ganhar tal licitação serão grandes, uma vez que ela já pertence a rede HRG! Isso põe a ALATUR no mesmo patamar da CARLSON WAGONLIT, que é outra agência com presença global e de grande porte!

FINALIZAÇÃO: APRESENTAÇÃO DO CARTÃO DE VISITAS
O vídeo termina com uma conclusão: “É isso que chamamos de solução completa!”. Novamente, o mosaico entra em cena, somando cada parte dos serviços da ALATUR que se complementam como um todo: o GRUPO ALATUR! 


Logo em seguida exibe um  slide com o nome do GRUPO ALATUR e abaixo dele, seus departamentos e o logo da HRG (http://travelandtourworld.com/news/news4.asp?newsID=10264&newsHeadline=HRG+successfully+delivers+Syngenta's+global+travel+programme+), para fortificar a imagem de uma agência de âmbito global.



Na minha opinião, o que faltou ao longo do vídeo, foi não ter falado há quanto tempo a ALATUR está no mercado, para passar uma imagem de solidez e não ter colocado nesse último slide um telefone de contato ou o endereço do seu site, bem como os logos das suas redes sociais.

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG