Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

GUIA 4 RODAS É COISA PARA AGENTE DE VIAGENS DO PASSADO

Uma das coisas que eu mais odeio na minha mesa de trabalho é papel! Muito mais ainda aqueles entulhos de manuais, apostilas e guias turísticos ocupando espaço na minha mesa para serem usados sabe-se lá quando.
Ao longo do meu convívio com os meus colegas de trabalho tenho reparado no vício deles consultarem o Guia 4 Rodas para localizarem o telefone do hotel e fazerem a reserva por telefone. Um hábito, que na minha opinião, é do tempo das cavernas. Agentes de viagens que fazem reservas por telefone são para mim, profissionais que não dominam as ferramentas de vendas disponibilizadas na internet e no próprio GDS da agência. Tudo bem que nem sempre o hotel está cadastrado no Amadeus ou no Sabre, mas mesmo assim, não há necessidade de pesquisar no Guia 4 Rodas quais hotéis existem numa cidade e qual o telefone de cada um deles, se você pode obter essas informações na internet utilizando uma ferramenta gratuita do Gooogle: o Google Maps.
Acessando o Google Maps abaixo, eu escrevi na caixa de busca o endereço e a cidade que desejo pesquisar hotéis.

Em seguida eu clico no link: Nesta área, pesquisar por, conforme indicado pela seta. Abrirá uma nova caixa de diálogo, e nela eu escrevo: HOTÉIS e em seguida, clico no botão pesquisar como mostrado no círculo vermelho.

O resultado final, é a exibição de todos os hotéis localizados na Av. Atlântica, incluindo o endereço e o telefone.

Depois que eu passei a utilizá-lo, o Guia 4 Rodas passou a ser lixo e uma despesa desnecessária para uma agência de viagens. O Google Maps pode substituir inclusive um GPS, informando quanto tempo se leva de um ponto ao outro, a distância de um ponto ao outro e que outras coisas estão localizadas próximo ao ponto em destaque (ex.: hotel), algo que no Guia 4 Rodas não se tem tão detalhadamente!

2 comentários:

DOUGLAS WIRES disse...

A melhor forma de uma agência de viagens não gastar dinheiro inutilmente no trabalho, é não comprar supérfluos como POST IT e GUIA 4 RODAS.

Uma forma mais radical ainda, é não ter impressora, pois isso forçará o agente de viagens a não imprimir bilhetes para o seu controle de lançamento no back office da agência, pois os mesmos já estão registrados no relatório de vendas do GDS e dos portais de emissão, cujos quais podem ser acessados facilmente online de qualquer computador conectado à internet.

Anônimo disse...

Douglas, o Guia 4 Rodas não é só uma lista telefônica de hotéis. Ele classifica os hotéis do melhor ao pior, e fornece muitas outras informações compiladas sobre a oferta hoteleira de uma cidade. O Google te dá as informações dos hotéis existentes, mas o pessoal do Google nunca esteve nesses hotéis. O Guia 4 Rodas, ao contrário, inspeciona e dá uma nota, que se transforma em classificação. É muito útil quando não se conhece o hotel nem a cidade, e há dúvidas sobre qual 4 estrelas é melhor que o outro, etc. Não tenho nenhum vínculo nem conhecimento com nenhuma pessoa do Guia 4 Rodas, mas utilizo as informações deste guia único e pioneiro, tanto para hotéis quanto para restaurantes, há muitos anos. Quanto à forma ultrapassada de consulta no formato de livro impresso, eu concordo. É muito mais prático e ecológico utilizar a forma eletrônica de consulta, o site !

ÍNDICE DO BLOG