Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

COMO É O DESEMBARQUE NUM CRUZEIRO

Supondo que um navio qualquer chegue ao porto e termine as manobras para "ser estacionado" às 8h da manhã, o desembarque começaria às 9h, ou seja, aproximadamente 1 hora depois. E dependendo do número de passageiros que desembarcam, pode durar mais 2 ou 3 horas e terminar depois de meio dia.

A ordem dos desembarques é mais ou menos assim:

1) No dia anterior, entre 23:00 e 1:00 da manha (pode variar de navio para navio), você coloca suas malas na porta da sua cabine. 

2) Você vai receber uma etiqueta (1 por mala) com uma cor específica, para diferenciar de outros grupos de hospedes que receberão outras cores, senão fica uma bagunça enorme na hora de pegar a bagagem. Mais ou menos assim: as malas de todos os passageiros são divididas em 8 grupos (hipótese, pode ser menos ou mais) nas cores branca, azul, amarela, verde, vermelha, marrom, preta e rosa. Aí você recebe todas as suas etiquetas na mesma cor. No saguão do desembarque, vão ter 8 grupos de malas, por cores, para facilitar. Pois você vai localizar suas malas entre outras 300 malas, com a mesma cor de etiqueta que a sua.


3) Com as malas no corredor, a tripulação (carregadores) pega todas as malas e leva pro primeiro andar para desembarcá-las.




4) Depois das 9h, quando o navio atraca, vários procedimentos são feitos ao mesmo tempo. Os carregadores vão tirando todas as malas e agrupando do lado de fora do navio, ou diretamente no salão de desembarque, separando as mesmas por grupos de cores. Os oficiais fazem os procedimentos de imigração dos estrangeiros abordo, carimbando os passaportes de todos que vão entrar e dando retorno aos brasileiros. O pessoal da vigilância sanitária entra no navio e começa as inspeções. Desembarque do lixo, embarque de comida, enfim... Imagina a complexidade?! 
5) Mas sobre as malas, o que interessa, enquanto esses procedimentos vão sendo feitos, ao longo de 2, 3 horas de duração... Você fica livre no navio para tomar café da manhã com calma, sentar, relaxar, ler.... Porque o desembarque é demorado mesmo.

6) Depois de um tempo, quando as pessoas estiverem aptas a desembarcar, para isto as malas de todos já tem que estar organizadas do lado de fora, no porto, os procedimentos de imigração de todos realizados; o alto falante do navio, convida primeiro as pessoas que vão desembarcar em terra para passeios (que vão retornar ao navio no fim do dia, para continuar o Cruzeiro), pois na maioria dos portos tem sempre embarque e desembarque.

7) Depois, as pessoas que vão ter o desembarque final são convidadas, e aí, é por grupo, senão dá uma fila de 2 horas... As escadas e elevadores não comportariam tanta gente. Primeiro chamam o grupo branco, depois rosa, azul, e assim por diante.

8) Quando chamarem a sua cor (ou senha), você vai estar somente com sua bagagem de mão. Você desce pro primeiro andar do navio, passa pelo raio-x do navio, sai do navio, entra no porto, no saguão e procura a turma de malas com a sua cor. Pode ser que este procedimento seja realizado ao lado do navio mesmo, como na imagem abaixo, e não no saguão do porto. 


9) Nesse momento, provavelmente já vai ser no mínimo 10h - 10h30, se você der sorte de estar entre os primeiros. Mas o desembarque pode terminar até meio dia! 

Nenhum comentário:

ÍNDICE DO BLOG