Este modelo de loja é muito comum em rodoviárias e em alguns prédios comerciais...
...A venda é feita num balcão, similar aos guichês de cinema e a grande vantagem é que poupa-se dinheiro com móveis e não requer muito espaço.
A imagem abaixo é de um quiosque da GOL localizado dentro de um shopping popular de Salvador. Sem dúvida alguma, esse modelo de loja é muito mais viável para agências de viagens. Além de ser barato quanto a custos de aluguel, uma agência de viagens pode ainda montar esse mesmo quiosque em vários pontos e pavimentos do shopping, aumentando assim o seu número de ponto de vendas!
A seguir, temos dois exemplos de como montar um home office. Essa mesma configuração em "U" e "L" pode servir para agências que se instalam em salas comerciais...
Outro detalhe que se deve levar em conta quanto a administração de uma agência são as formas de pagamento. Veja as soluções disponibilizadas no mercado e que você poderá aplicar:
a) PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO
Quando se emite uma passagem no site da cia aérea ou no GDS, é o próprio sistema da cia aérea que faz o débito no cartão. A necessidade de ter uma máquina de ralar cartão de crédito surge quando se vende um city tour, bilhete de carnaval ou pacote turístico, pois os fornecedores desses serviços não disponibilizam tal facilidade. O meio de se contornar isso, é cadastre-se no site da UOL PAGUE SEGURO para fazer os débitos nos cartões de crédito pela internet. Outra boa solução, embora um pouco mais cara pois existe a incidência de uma taxa mensal de R$ 20, é comprar um iPhone e baixar o programa da CIELO. Ele viabiliza a possibilidade da sua agência ter uma máquina de débito móvel!
b) PAGAMENTO EM DINHEIRO
Se um cliente paga em dinheiro, e você está fechando a venda de um pacote com uma operadora, provavelmente você terá que ir ao banco fazer um depósito na conta da operadora. Para ganhar mais dinheiro nessa transação, o ideal é ao invés de você pagar a operadora com o dinheiro que o cliente te deu, é você pagar a operadora com o cartão de crédito da agência. Esse cartão tem que ser um daqueles que acumulam pontos por fidelidade e que poderão ser trocados mais tarde por passagens aéreas, hospedagens gratuitas, etc. Dessa forma, você maximiza seu negócio pois a próxima vez que você vender uma passagem aérea para um novo cliente, você poderá usar esse prêmio do cartão de crédito da sua agência para emitir uma passagem gratuita para ele (o cliente não precisa saber desse procedimento). Assim, ao invés da comissão ser R$ 30, o seu lucro seria o valor integral da tarifa aérea sem as taxas!
c) PAGAMENTO COM CHEQUE
As operadoras não gostam de trabalhar com cheque e quando aceitam, só emitem a passagem aérea após sua compensação. O problema é quando o cheque é pré-datado e o prazo para a emissão é para amanhã. A solução para não perder a venda nesses casos é utilizar os serviços de uma empresa de factoring. Factoring é a denominação dada a atividade exercida por empresas legalizadas que antecipam o faturamento das empresas comerciais, tais como cheques pré-datados, duplicatas e outros faturamentos, cobrando por esse serviço uma taxa de deságio. Algumas empresas de factoring para consulta são: BRR e AGILIZA FACTORING
d) PAGAMENTO FATURADO COM OPERADORAS DE VIAGENS
Quando o seu cadastro é aprovado pela operadora, ela te dar um crédito para emissão de passagens aéreas e outros serviços terrestres para pagamento via boleto bancário no fim do mês ou a cada 10 dias conforme a política da operadora. Para aumentar o limite desse crédito, faça cadastro com outras operadoras, assim, você rola a dívida fazendo um rodízio de crédito de faturamento com as operadoras que você tem cadastro. Algo muito parecido quando se tem dois ou mais cartões de crédito e quando o crédito de um acaba, usa-se o outro!
Independente da forma de pagamento utilizada pelo cliente, não se esqueça de providenciar 3 talões de nota fiscal e carimbo para a sua agência. Os talões são necessários para enviar via correio as notas fiscais para os fornecedores depositarem a comissão na conta bancária da agência. Isso só é necessário se você não tiver um programa de back office que gere notas fiscais eletrônicas, facilitando com isso, o envio por email. Já o carimbo (com CNPJ, nome e endereço da agência) é para dar mais atenticidade a emissão dos recibos e documentos com o logo da agência.
Por fim, ao abrir sua empresa e já de posse do CNPJ, opte pelo SIMPLES NACIONAL. É a forma de tributação mais utilizada pela maioria das agências de viagens e prestadores de serviços.
A cotação a seguir é baseada para uma agência de viagens que possui uma pequena copa, banheiro e 3 funcionários (incluindo o dono). Não s
- Com relação aos desktops e laptops, é importante que a escolha desses equipamentos tenha em sua configuração WI-FI (para você optar por uma rede sem-fio), WINDOWS 7 (que dispensa o uso da compra de um roteador wireless) e o sistema operacional WINDOWS 7 HOME PREMIUM. Outro detalhe importante: os computadores precisam ser WINDOWS porque nenhum programa no mercado de turismo roda com LINUX!
- O telefone da agência precisa ter secretária eletrônica para gravar as mensagens dos clientes fora do horário de expediente.
- O laptop e o blackberry é para uso do gerente ou supervisor quando em trânsito ou quando estiver fora da agência. Com ele, será possível visualizar as mensagens que chegam por email no servidor da empresa e também enviar emails para os fornecedores de serviços com o intuito de formalizar a solicitação de viagem recebida.
- Os CDs são para fazer backup dos emails, faturas de fornecedores e demais documentos. O intuito é evitar o uso de fichários e a ocupação de espaços desnecessários.
- Uma lanterna é sempre útil quando falta luz.
- A densidade da espuma da cadeira, pois se for baixa, com o tempo se tornará desconfortável.
- A cadeira precisa ser sem braços. Isso fará a cadeira durar mais tempo porque cadeiras com braços de espuma se desgastam rapidamente quando o braço entra em contato constante com a borda da quina da mesa, sem mencionar o risco dos braços se quebrarem.
- A cadeira precisa ser com rodas.
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