Ao comprar passagens aéreas com tarifas web nos sites de comércio eletrônico, os clientes estão sujeitos a certas condições que não são informadas no ato da compra, como cobrança de taxas posteriores, ausência de direito de remarcação, proibição de solicitação de reembolso, canal exclusivo de atendimento (SAC), etc. Por essas razões, podemos encontrar diversas ações contra essas empresas nos âmbitos judiciais.
Ao ignorar o uso de um sistema, ou até mesmo de uma agência para a gestão de suas viagens com tarifas corporativas, as empresas, além de não obterem garantias de qualidade nos serviços oferecidos aos viajantes, estão também deixando de usufruir de vantagens competitivas na gestão das informações, conforme a seguir:
- Melhoria nos processos de viagens através do uso de tecnologias BI (Bussiness Intelligence),
- Facilidade ao acesso às informações,
- Agilidade e personalização no atendimento,
- Vantagens competitivas no mercado,
- Controle de orçamento,
- Organização de procedimentos,
- Implementação de política de viagens,
- Acesso a relatórios de compra,
- Cotações em tempo real via self-booking ou mobile,
- Histórico de viagens,
- Salas VIPs nos aeroportos e assistência a embarque e desembarque,
- Controle de reembolso de bilhetes.
Três exemplos de como funcionam as promoções de passagens aéreas:
1 – Pega-se um bloco desses e determina-se um valor.
Olhando a imagem acima, uma empresa pode pegar o bloco 3 que custa R$ 99 e colocar por R$ 49. Nesse caso, quando vender as passagens desse grupo os preços irão para R$ 259.
Nesse caso, todas as tarifas do voo terão desconto e à medida que uma tarifa for esgotando, você poderá comprar na tarifa imediatamente mais cara mas com desconto. Isso é o que ocorre, por exemplo, com os códigos promocionais (promo codes).
3 – Promoções passageiras de tarifas web que só podem ser ofertadas pelo fornecedor.
Lembra daquela promoção da volta por R$ 1,00? Esse tipo de oferta relâmpago não acontece toda hora e somente é ofertada pela própria cia aérea. O problema é que é do tipo viaje na data marcada ou perca o bilhete e se alterar a data ou até o horário do voo, o valor da diferença de tarifa + a taxa de reemissão deixará a tarifa mais cara do que se a passagem tivesse sido emitida por uma agência de viagem com tarifa corporativa.
CONCLUSÃO
Para o mercado corporativo, a compra de passagens aéreas com tarifas promocionais em sites de cias aéreas e de comércio eletrônico não compensa quando se trata de emissões em grande quantidade pois a economia proporcionada pelas tarifas corporativas é percebida desde a maximização do tempo dos funcionários da empresa até ao processo final de emissão dos relatórios de viagem.
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