Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

COMO CRIAR PLANILHA VBA COM BOTÃO DE SOMAR +1

A função dessa planilha é ajudar quem trabalha com comissão a ter um controle do volume de vendas realizadas durante o mês uma vez que a maioria das agências de viagens não divulgam o relatório de vendas ao emissor e devido o mesmo está ocupado e sem tempo de ficar contando quantas passagens emitiu, quantas reservas de hotel e carro fez, essa planilha viabiliza essa funcionalidade com um simples clicar do mouse sobre os seus botões. 

Clique nesse link para fazer download dessa planilha:
https://sites.google.com/site/borntoissue/vba---macro-botao-1-1/CONTABILIDADE%20DE%20SERVI%C3%87OS.xlsm?attredirects=0&d=1


Ou siga os passos a seguir divididos em 3 partes para fazer uma igual. 

PARTE 1 - HABILITANDO O EXCEL PARA PROGRAMAÇÃO
Se sua planilha EXCEL não tiver a aba PROGRAMADOR / DESENVOLVEDOR, é necessário habilitá-la para poder trabalhar com MACRO e VBA. Para isso, clique em ARQUIVO > OPÇÕES > PERSONALIZAR e maque a caixa PROGRAMADOR / DESENVOLVEDOR apontada pela seta na imagem abaixo.


PARTE 2 - CRIANDO BOTÕES DE AÇÃO NA PLANILHA EXCEL
PASSO 1 - Abra a planilha EXCEL e na aba PROGRAMADOR, clique em INSERIR e escolha o botão  apontado pelo mouse.


PASSO 2 - Ao clicar nele, o mouse se transformará numa cruz. Direcione-a para o local da célula da planilha onde deseja posicionar o botão, pressione a tecla CTRL e arraste o cursor em forma de cruz para fixar o botão no lugar desejado conforme a delimitação da linha em branco traçada pela cruz.


PASSO 3 - Solte a tecla CTRL e o botão aparecerá selecionado.


PASSO 4 - Clique com o botão esquerdo do mouse dentro do botão selecionado para renomeá-lo, como na imagem abaixo, escrevendo a palavra AEREO.


PASSO 5 -  Ainda com o botão selecionado, pode-se redimensioná-lo com o mouse. Esse processo  é muito parecido com o de manipulação de formas geométricas no Power Point.

Caso o botão não esteja selecionado, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção FORMATAR CONTROLE.


PASSO 6 - Ao abrir a janela pop-up, clique na aba TAMANHO para redimensionar o botão dentro da célula do EXCEL. Determine as medidas e clique em OK. Dessa forma, os próximos botões criados terão as mesmas dimensões quando você atribuir as mesmas medidas de altura e largura.


DICA: Ao invés de fazer um botão para cada célula, você pode copiar o botão que já está selecionado e colá-lo nas demais células. Dessa forma, todos terão as mesmas medidas!


PARTE 3 - PROGRAMANDO NO EDITOR VBA
PASSO 1 - Abra a planilha EXCEL e na aba PROGRAMADOR, pressione ALT + F11.


PASSO 2 - Clique em INSERT e depois em MODULE.


PASSO 3 - Quando abrir a janela pop-up, faça as alterações necessárias ao colar o código abaixo onde C4, significa a célula da tabela e +1, o valor que deverá ser somado:  

Sub somaum()
Range("C4").Value = Range("C4").Value + 1
End Sub




PASSO 4 - Na coluna esquerda do editor VBA, selecione a palavra MODULE1, altere o nome para HOTEL e pressione ENTER. Imediatamente, a renomeação do módulo VBA será confirmada, conforme mostrado pelas setas na imagem abaixo.


PASSO 5 - Selecione o código demonstrado na imagem abaixo, clique em INSERT e depois em PROCEDURE.


IMPORTANTE: Para conseguir clicar no link PROCEDURE, é necessário que o cursor do mouse esteja dentro da janela pop-up. Ou seja, clique na janela pop-up e depois no link PROCEDURE.

PASSO 6 - Ao abrir a janela pop-up ADD PROCEDURE, escreva o nome HOTEL no campo NAME e clique em OK. Automaticamente, o editor VBA mudará o nome SOMAUM para HOTEL. Isso é importante para que não haja conflitos de MACROS com o mesmo nome SOMAUM, o que impede o funcionamento correto dos botões.


PASSO 7 - Faça como na imagem: selecione a linha de comando e cole-a na posição do cursor.


PASSO 8 - Repita os passos  2, 3, 4, 5, 6 e 7 para os demais botões. Ao retornar a planilha EXCEL e clicar nos botões da tabela, você perceberá que o editor VBA incorporou o código de cada módulo nomeado ao respectivo botão. Assim, cada clique num botão somará +1 a contagem dos serviços realizados.

PASSO 9 - Para salvar a planilha sem perder o projeto VBA, faça o seguinte: 
  • No editor VBA, clique no disquete.

  • Na planilha EXCEL, clique em ARQUIVO e depois em SALVAR COMO


  • Escolha a opção PASTA DE TRABALHO HABILITADA PARA MACRO DO EXCEL. Finalize clicando no botão SALVAR.


IMPORTANTE: Se a planilha salva não tiver o ponto de exclamação, conforme mostrado em destaque pelo círculo vermelho da imagem acima, é porque a MACRO não foi salva corretamente. Logo, ao fechar a planilha e abrí-la novamente, os botões não  funcionarão.

Postar um comentário

CADASTRE SEU EMAIL E SEJA AVISADO SOBRE NOVAS POSTAGENS 

ÍNDICE DO BLOG