Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

ANALISE DA CAMPANHA DE INCENTIVO: “VIAJE NA ONDA DE RUFFLES”

Muitas empresas e agências de promoções buscam soluções para realizar sorteios legalmente sem perder tempo com burocracia. Mas a tarefa não é fácil, pois as possibilidades oferecidas no mercado são restritas.

A PEPSICO do Brasil, fabricante da batata frita Ruffles, optou pelos títulos de capitalização da modalidade de incentivo da SULACAP (Sul America Capitalização), que permitem:
  1. A distribuição de prêmios com agilidade e de forma simples, 
  2. Implantação dos produtos com assessoria nas áreas de TI, jurídico e marketing,
  3. Ausência da necessidade da compra do bem antecipadamente,
  4. Flexibilidade para modelar a ação de acordo com o público a ser atingido,
  5. Flexibilidade da contratação de auditoria independente,
  6. Relacionamento com o órgão regulador responsável pela autorização prévia e fiscalização das operações de distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio,
  7. Legalidade da campanha de premiação aprovada pelo órgão regulador (SUSEP) do segmento de capitalização. 

Em 18/08/2012 iniciou-se a campanha nacional da PEPSICO: “VIAJE NA ONDA DE RUFFLES” por meio do hotsite da promoção www.viajenaondaderuffles.com.br, que nada mais é do que uma fanpage do FACEBOOK. Nela, o consumidor deve se cadastrar e inserir o código promocional da embalagem que comprou e aguardar o sorteio pela LOTERIA FEDERAL.


A campanha “VIAJE NA ONDA DE RUFFLES”  contempla o sorteado de duas formas:

1) Sala equipada com produtos eletrônicos (videogame, home theather e TV) sorteados semanalmente.
                        
2) Um cartão vale viagem de turismo no valor de R$ 30 mil pra viajar para qualquer destino.

É importante ressaltar que nessa campanha, o prêmio da viagem é personalizado pelo ganhador. Isto é... É ele quem escolhe:
  • A classe da cabine do vôo,
  •  A categoria do hotel onde se hospedará,
  • O regime de pensão da hospedagem (completa, meia pensão ou café da manhã),
  • Aluguel de carro,
  • E qualquer outro gasto com viagem, desde que não ultrapasse o valor do vale viagem. 
VANTAGENS DESSE TIPO DE CAMPANHA DE INCENTIVO
  1. O ganhador não fica preso a obrigatoriedade de uma data limite para não perder o prêmio. Exemplo: pacote turístico para a Copa do Mundo de 2014.
  2. O ganhador pode escolher um destino que lhe interessa ao invés de ser obrigado a usar um que não lhe agrade.
  3. O ganhador pode personalizar o seu pacote turístico de acordo com o valor do vale viagem, ao invés de receber um pacote turístico engessado, como os da CVC, sendo obrigado a seguir o roteiro do começo ao fim sem poder fazer alteração alguma!
  4. O ganhador pode viajar em qualquer data e para onde quiser, sem ficar preso a períodos de viagens de pacotes turísticos ou de de férias do trabalho. Isso é possível porque não se trata de uma viagem de grupo, e sim, de uma viagem limitada por um valor especificado no vale viagem.
  5. A premiação é flexível: o ganhador pode optar em receber da SULACAP o valor do prêmio em dinheiro ao invés do vale viagem e dos produtos. 
DESVANTAGEM DESSE TIPO DE CAMPANHA DE INCENTIVO
Por ser uma promoção focada no comércio, com o intuito de incentivar as vendas de um produto, a desvantagem da campanha comercial “VIAJE NA ONDA DE RUFFLES” está na premiação por meio dos sorteios. O consumidor compra o produto sem ter certeza que irá ganhar o prêmio. Algo bem ao contrário da campanha de incentivo de uma empresa para os seus funcionários. Nesse tipo de campanha de incentivo corporativo, os ganhadores da viagem prêmio sabem que irão ganhar dado o desempenho deles nas vendas e cumprimento das metas da empresa.

DOIS DETALHES IMPORTANTES QUE NÃO PODEM FALTAR NUMA CAMPANHA DE INCENTIVO
  •  SLOGAN: “VIAJE NA ONDA DE RUFFLES”
  • MASCOTE: Essencial para fazer o público se identificar com uma campanha e se lembrar dela. 

DIFERENÇA ENTRE CAMPANHA DE INCENTIVO COMERCIAL E CORPORATIVA

COMERCIAL
CORPORATIVA
Os participantes ganham os prêmios baseado no fator sorte por meio de sorteios.






Os participantes ganham os prêmios baseado no fator do cumprimento de metas da empresa, sem depender de sorte, mas sim, dos seus próprios esforços.



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