Douglas Wires nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

TUTORIAS

Errar não é humano, quando se sabe como os erros acontecem. E pior do que cometer o mesmo erro duas vezes, é não aprender com os erros dos outros.

Douglas Wires
VÍDEO EM DESTAQUE...
Conheça o sistema AMADEUS, um dos GDS mais bem conceituados no mercado do turismo.




ARTIGOS EM DESTAQUE...
01. Acabe com os riscos das Lesões de Esforço Repetitivo com AXIFE MOUSE RECORDER e seja mais produtivo nas tarefas do trabalho. 
"Uma das tarefas mais repetidas por um agente de viagem é o preenchimento de formulários do back office para gerar relatórios ao cliente da agência corporativa. Nesse tutorial você aprenderá a como utilizar o AXIFE MOUSE RECORDDER para ganhar tempo e prevenir a LER."


"Resumo rápido do que determina a lei com relação a uma prática muito comum no mercado do turismo."






"Uma das regras de gestão empresarial é saber utilizar os programas de incentivo do Governo para reduzir a carga tributária da empresa. O PAT é o mais utilizado e neste artigo é mencionado suas vantagens e como participar."




"DOUGLAS WIRES responde ao questionamento mais comum recebido pelo email do seu blog. Passo a passo, ele explica nesse tutorial o caminho das pedras que o empreendedor deve seguir para ser dono da sua própria agência de viagens, como o nosso amigo astronauta aí ao lado fez."


05. Como calcular comissão.
"Parece mentira, mas ainda existem agentes de viagens que não sabem calcular comissão, o que gera consequentemente erros nas vendas feitas com desconto (quando a agência de viagens diminui o seu lucro tirando da sua comissão um percentual para abater no valor do bilhete). O que então dizer quando existe parcelamento e ainda câmbio envolvido na venda e passa-se um valor menor ao cliente do que o valor correto que ele tem que pagar? Este tutorial visa minimizar esses problemas."


06. Como criar planilha Excel VBA com botão de somar +1. 
"Criar um botão que some +1 ao número de uma célula é muito mais prático e rápido do que ficar alterando manualmente o número da célula sempre que o mesmo mudar para o seu próximo. Para isso é necessário editar no Excel uma programação VBA. Nesse tutorial você aprenderá o passo a passo de como fazer isso sem dificuldades! O tutorial inclui um vídeo e ainda o link para download da planilha caso você não tenha interesse em aprender em como fazer e nem de comprar o livro ao lado que foi a fonte de referência para esse artigo."

07. Como emitir Brazil airpass.
"A vantagem dos airpasses, é que a tarifa é fixa o que permite ao agente de viagens “bilhetar frio” para segurar a vaga no vôo e não ter a reserva cancelada por prazo expirado. A dificuldade na emissão está na máscara do TKT, pois ela é construída manualmente e a maioria dos agentes de viagens não sabem como fazer isso."


08. Como emitir South American airpass.
"A vantagem dos airpasses, é que a tarifa é fixa o que permite ao agente de viagens “bilhetar frio” para segurar a vaga no vôo e não ter a reserva cancelada por prazo expirado. A dificuldade na emissão está na máscara do TKT, pois ela é construída manualmente e a maioria dos agentes de viagens não sabem como fazer isso. A situação piora um pouco mais quando o valor da tarifa é baseado pelo cálculo de milhas."

09. Como evitar que o PAX seja cobrado duas vezes no cartão de crédito ao comprar uma passagem aérea. 
"Se isso já aconteceu contigo e você não sabe o porquê, leia esse tutorial para entender como um dos erros mais frequentes ocorre por inexperiência de agentes de viagens."

10. Como fazer vMCO de reembolso no SABRE.
"vMCO de crédito é um documento de reembolso para devolver ao pagador a diferença de tarifa quando se faz uma reemissão de um TKT cuja tarifa do novo bilhete é menor do que a do original. Como muitos agentes de viagens não têm conhecimento dessa funcionalidade, quem acaba perdendo dinheiro pela má consultoria, é o próprio cliente!"


11. Como “hackear” a entrada FP do sistema Amadeus para descobrir a numeração do cartão de crédito.
"Toda vez que se insere o número de um cartão no sistema Amadeus, ele automaticamente codifica os primeiros 12 dígitos com a letra X como forma de proteção dos dados do cartão. Neste tutorial, Douglas Wires mostra como se pode descobrir quais são esses números codificados."

12. Como protestar um CNPJ ou CPF.
"Protestar um CNPJ ou CPF cria uma dívida eterna do devedor com o credor, que só termina quando a mesma é paga. Por outro lado, negativar um CNPJ ou CPF, faz com que o devedor só fique com o "nome sujo" na praça por um período máximo de 5 anos, sem falar no risco do credor ser processado pelo devedor por danos morais por não saber fazer o processo de cobrança corretamente. Esses detalhes e o passo a passo de como protestar um CNPJ ou CPF são explicados nesse artigo para ajudá-lo a combater a inadimplência."

13. Como redigir emails para detonar seu colega de trabalho.
"Seu colega de trabalho pode ser até o seu chefe. Saiba como escrever um texto explosivo para tirá-lo do seu caminho ou baixar a moral dele antes que ele acabe contigo." 

14. Como redigir emails para se justificar e se eximir de erros e problemas.
"Quando você se faz entender por meio da escrita, seus argumentos tornam-se muito mais persuasivos do que a fala oral. Esse é o propósito desse tutorial que inclui os principais pontos destacados que devem ser postos em prática num email dissertativo-argumentativo."


15. Como redigir contratos de prestação de serviços de viagens.
"Saiba quais são os tipos de cláusulas que devem compor um contrato de prestação de serviços de viagens. Nesse tutorial, além de ter os comentários de DOUGLAS WIRES a respeito de cada uma delas, você ainda tem a possibilidade de obter um contrato completo, com todas as cláusulas incluídas para editar, caso não queira perder tempo e nem dinheiro com advogados."


16. Como solicitar reembolso de passagem aérea não-reembolsável.
"Neste tutorial, consta dois modelos de resposta baseadas em legislação específica para solicitar reembolso de passagem aérea."

17. Conceitos básicos de reserva de hotel.
"Material para treinamento de funcionários que estão iniciando no turismo."

18. Erros que podem ocorrer antes da emissão de um bilhete aéreo
"Matéria integrante do curso de treinamento de vendas ministrado por Douglas Wires com o intuito de diminuir riscos e erros de reservas aéreas emitidas errôneamente. O pavor de um erro na emissão de uma passagem traz consequências terríveis que apavora qualquer um, principalmente quando sai do bolso o valor para corrigí-lo!"


19. Ferramentas de trabalho e programas de computador para um agente de viagens.
"O tutorial a seguir trata-se de sugestões que podem melhorar seu desempenho nas tarefas diárias numa agência de viagens. Mesmo que cada pessoa tenha uma forma diferente de trabalhar da outra, é importante ressaltar que quem não acompanha as mudanças da tecnologia, corre o risco de ficar desatualizado e consequentemente limitado aos novos procedimentos de trabalho ditados pelo mercado."
“Feito por DOUGLAS WIRES com base em suas observações ao longo de vários atendimentos com o intuito de tornar as operações do serviço de viagens muito mais rápidos, claros e menos custosos para a empresa."

ÍNDICE DO BLOG