Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

MERCADO

“Fidelizar um cliente significa algumas vezes perder a venda do que omitir certas informações que comprometam a venda de um serviço de viagens.”
Douglas Wires
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Uma sátira sobre aqueles passageiros que se submetem a certos sacrifícios de viagem impostos pelas ofertas de preços baixos no mercado do turismo ao invés de priorizarem o conforto e benefícios dos serviços disponibilizados pelas outras empresas.
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SÉRIE DE ARTIGOS SOBRE LICITAÇÃO E CONTRATOS
Os artigos a seguir são de interesse para qualquer agência de viagem

"Contra números não há argumentos. As estatísticas mostram a força das consolidadoras e podem direcionar aqueles que trabalham no mercado do turismo em qual empresa devem focalizar a busca de emprego."

02. A insegurança na compra e a enganação dos descontos dos pacotes turísticos nos sites de compras coletiva. 
"Como agente de viagens, DOUGLAS WIRES pode afirmar com total convicção que essas ofertas anunciadas nesses sites de compra coletiva são todas ilusórias, induzindo o consumidor a comprar por impulso sem se atentar antes a comparar o preço com uma agência de viagens. O mesmo desconto que um site desses oferece num pacote, uma agência de viagem pode oferecer pois o critério do desconto ofertado nos sites de compras coletivas é o mesmo dos oferecidos pelas agências de viagens: tarifa de grupo! Nesse artigo, que contém uma análise detalhada do IDEC sobre essa prática de venda na internet, você concluirá que muitas vezes é melhor negociar pessoalmente com um estabelecimento comercial do que pagar para ver o barato sair caro."

03. A profissão de Guia de Turismo serve para alguma coisa? 
"Se você está perdido no turismo e não sabe qual profissão exercer: agente de viagem, turismólogo ou Guia de Turismo? Qual atividade é a mais indicada para o seu perfil? Nesse post, DOUGLAS WIRES te orientará qual caminho seguir caso suas intenções não sejam de abrir a sua própria agência de viagens."

"Meu amigo... Se você abrir a guarda e deixar o patrão fazer o que quiser... Será o fim da sua vida social. O plantão escraviza qualquer um se o plantonista não souber se impor. Conheça as complicações desse trabalho."

05. Associações no turismo: uma questão de sobrevivência!
"Como competir de igual para igual com empresas que possuem filiais no mundo inteiro? Como se igualar tecnológicamente com os seus concorrentes? Onde buscar assistência e orientação capacitada para gerir o seu negócio? A resposta está na afiliação da sua agência de viagem às associações e organizações disponíveis no mercado. Embora pagando uma taxa pela filiação, é um dos caminhos a seguir quando não se tem condições de contratar  profissionais experientes."

06. A verdade sobre tarifas aéreas.
"Você sabia que se pode cancelar um bilhete aéreo no mesmo dia sem ser obrigado a pagar taxa de cancelamento alguma? As agências de viagens omitem essa informação para garantir suas comissões. Outros fatos relevantes ao viajante também são citados neste artigo."


07. Balanced Scorecard no turismo.
"Este artigo é uma versão de uma apresentação em Power Point disponibilizada no blog de DOUGLAS WIRES dada a importância e raridade de encontrar um tema específico como este na internet. O artigo contém também um video que é a versão completa da apresentação que inclui detalhes da planilha Excell do Balanced Scorecard. De uma forma divertida, o autor explica claramente como funciona e como se faz para implantar esse modelo de gestão administrativa."

08. Breve análise sobre a cobertura médica dos seguros viagens.
"Saiba como as empresas de seguro viagem restringem a cobertura médica ao segurado para diminuir seus riscos de indenização. A impressão que se tem, é que o segurado só tem direito a cobertura se sofrer um acidente de transporte público!!!"

09. Código de Defesa do Consumidor aplicado no turismo.
"Douglas Wires publica o texto de um email que ele enviou a um hotel solicitando o cancelamento do NOSHOW irrevogável que seria cobrado do seu cliente. O texto, na íntegra, poderá servir de modelo para você utilizar após todos os seu recursos de persuasão se esgotarem caso o hotel ou uma cia aérea não reconsiderarem o seu pedido de isenção de cobrança de NOSHOW ou de reembolso de uma passagem aérea não-reembolsável."

10. Combatendo a ganância dentro de uma agência de viagens.
"Se você pensa que ganância é coisa apenas de agências de viagens que pagam comissão a seus funcionários, então esse artigo fará você rever seus conceitos. Em toda agência existem aproveitadores que tentam ganhar vantagens financeiras se aproveitando do cargo que exercem induzindo seus subordinados a transferirem para eles os pontos dos programas de fidelidade dos fornecedores da agência. Pontos esses, que se revertem em dinheiro no fim do mês, como os dos programas de incentivo de vendas das locadoras de carro."

11. Comissão paga no mercado de turismo.
"A intenção deste post é situar o empreendedor sobre a expectativa do lucro que ele terá ao vender uma passagem aérea. Muitos pensam que irão ganhar dinheiro facilmente e rapidamente, mas a realidade se mostra diferente quando se tem uma noção dos valores básicos pagos pelo mercado. Como se não bastasse ouvir do passageiro que a tarifa da agência está mais cara do que o site da cia aérea, as agências de viagens precisam ainda disputar o cliente com as cias aéreas que atualmente oferecem os mesmos serviços que os seus."

12. Como administrar hotéis e resorts.
"Lição 1: Esqueça franquia porque esse modelo de administração não existe nesse nicho de mercado.
Lição 2: Faça como Silvio Santos e siga os mesmos caminhos detalhados nesse post."
Lição 3: Não invista em albergues! Uma pousada com quartos com banheiro é muito mais fácil de se administrar por atender tanto o mercado de lazer quanto o corporativo. Albergues são focados para mochileiros e estudantes e está sempre sujeito a ociosidade de ocupação. 

13. Como as agências de viagens perdem dinheiro com seus funcionários.
"Esta é uma análise de DOUGLAS WIRES que não aborda o tema roubo. Os itens citados focam nos erros de administração de uma empresa que visa apenas no seu lucro com o cliente, esquecendo que sua maior fonte de riqueza está nas mãos dos agentes de viagens que atendem os seus cliente."

14. Como fazer lavagem cerebral nos agentes de viagens.
"Procurando uma forma de liderar a sua equipe ou simplesmente de controlar os seus subordinados para se manter empregado no seu cargo de chefia? Douglas Wires enumera as frases mais ouvidas nas reuniões numa agência de viagem para você utilizar na sua administração."

15. Como formar equipes de vendas numa agência de viagens.
"Guia prático para quem nunca trabalhou com serviço de viagens e deseja saber como estruturar a área operacional  de uma agência de viagens. Os detalhes principais para armar a linha de frente estão descritos aqui."


16. Como ganhar dinheiro no turismo não sendo dono de agência de viagens.
"Neste artigo, DOUGLAS WIRES relata das suas memórias as artimanhas praticadas por funcionários de empresas públicas e privadas para ganharem e economizarem dinheiro às custas da sua empresa que pagam as despesas de viagens. Um artigo bastante útil para quem é gestor de contas e pretende aprender mais sobre turismo para implantar uma política de viagens mais rígida."

17. Como iniciar sua carreira no turismo sem ter experiência.
"Se você gosta de vender, não se importa de ser zoado, aceita críticas por não está cumprindo metas de vendas, aceita fazer tudo que o cliente pede, adora uma fofoca, sabe conviver no meio de tríras e não é homofóbico... Então existe um lugar certo para você no mercado do turismo. Saiba como começar essa empreitada mesmo sem ter experiência. Aqui, todos têm uma chance, até mesmo o boy da agência que já foi um dos meus supervisores."

18. Como são pagas as comissões de hotel e carro.
"OK... Você fez uma reserva de hotel para um cliente e agora quer saber como receber do hotel a comissão pela venda. Numa linguagem simples e direta, DOUGLAS WIRES explica a mecânica desse processo de pagamento para você escolher qual a melhor forma de se trabalhar e receber sua remuneração de uma forma segura e rápida."  

19. Como selecionar um emprego no turismo.
"Atendendo as sugestões enviadas a esse blog pelo formulário, eu preparei esse guia rápido para você não dá passos em falsos no mercado de trabalho. Já trabalhei em tantas empresas que uma das frases que mais ouvia era: "EU ERA FELIZ E NÃO SABIA!". Nesse artigo eu também explico porque que fazer faculdade de turismo é perda de tempo."

20. Coordenação de equipe de atendimento no turismo.
"Existem líderes com vários perfis. Algumas empresas fazem testes psicotécnicos para identificar o perfil do candidato e saber se eles preenchem os requisitos de um cargo  de liderança. Nesse artigo, você descobrirá que líderes com perfil de cutia não são a melhor escolha para a liderança de uma equipe."

21. Crítica aos Programas de Afiliados, franquias de viagens e Host Agencies.
"Eu não acredito em nenhum deles. Acredito que se pode ganhar algum dinheiro mas não manter uma renda fixa e atividade de trabalho rentável e promissora. Promissora, aliás, só para a agência que lança no mercado essas facilidades ilusórias. Leia o artigo e se impressione com a sua conclusão!"

"Esta crônica é um testemunho das armadilhas diárias que eu convivia numa agência de Copacabana. Por necessidade do emprego, tive que me sujeitar até a fazer câmbio ilegal, sem falar das inúmeras mentiras para enganar a dona da loja que cobrava o aluguel atrasado. Nessas horas, o patrão nunca está presente e sobra sempre para o funcionário."

"Baseado na experiência real de DOUGLAS WIRES com base nos emails respondidos nesse blog de pessoas querendo empreender no mercado do turismo."

"Douglas Wires o orienta como planejar a estrutura da sua agência e estimar os custos dos materiais necessários para o uso diário. Na imagem ao lado, temos um exemplo de um quiosque da GOL num shopping de Salvador, BA. Essa estrutura é ideal para quem busca custos mínimos do que se arriscar a pagar um aluguel mais caro por uma loja. Difícil mesmo é achar funcionário capacitado para esse tipo de operação!"

"Esse artigo não é uma crítica a profissão de Recursos Humanos mas uma análise de que muitas vezes se não conseguimos emprego numa empresa ou se estamos infelizes com o trabalho que fazemos é porque estamos escolhendo a empresa errada ou trabalhando no lugar errado. As faculdades "vendem o peixe" delas, dizendo que tal profissão tem campo de trabalho em tudo que é mercado, mas nesse artigo, DOUGLAS WIRES expressa a sua opinião que a realidade é outra para certas profissões que almejam uma ascenção no turismo."

"O modelo de venda faturado é a principal brecha para hoteleiros e agências de viagens serem vítimas de calotes por grandes operadoras de viagem. Por isso, a escolha de um operador estrangeiro como fornecedor precisa ser analisada com cautela pela consolidadora ou agência de viagem que o utiliza em seu self-booking para vendas pela internet, estando sempre atenta quanto as notícias, rumores e problemas de hospedagens que ocorrem frequentemente com tal operador para não ser pego de surpresa em casos de quebra da empresa. Vale lembrar que, pelo Código de Defesa do Consumidor, a agência de viagem é responsável solidária pela falência do operador sendo obrigada a garantir ao cliente o mesmo produto ou similar."

"A falência da Marsans é mais uma no rol das grandes operadoras no Brasil que quebraram ao longo dos anos de 1995 a 2015. Essa, em especial, destaca-se das outras por sua matriz na Espanha ter falido primeiro e sua base no Brasil ter se envolvido num suposto esquema de lavagem de dinheiro. Além de prejudicar muitos viajantes que compraram "pacotes fantasmas" a quebra da Marsans prejudicou muitos franqueados que compraram sua franquia de viagem acreditando na "estabilidade" da empresa."

"Ok... Você abriu a sua agência, e agora... Como você vai vender e controlar seu fluxo de caixa? Ou qual GDS você usará para fazer uma reserva e emissão de uma passagem aérea internacional? Ou qual tipo de ferramenta web seria ideal para inserir no site da sua agência para seus clientes comprarem passagens pela internet? As respostas estão aqui nesse post."

" Ok... Você fez uma venda e agora: como efetuar o pagamento?   Saiba aqui quais são as modalidades praticadas no turismo. Cada agência tem uma modalidade e na hora da finalização da venda a forma de pagamento influencia muito para um cliente que pretende utilizar duas ou mais formas de pagamento."

30. Franquia de turismo é uma "furada"?
"Aos olhos do empreendedor que nunca trabalhou no turismo, a franquia pode ser o suporte técnico e know-how para suprir a sua inexperiência no mercado. Mas aos olhos de quem já está dentro do mercado, FRANQUIA DE TURISMO pode ser um mau negócio. Esse é o propósito desse artigo: mostrar ao leigo o outro lado da moeda que não é falado nas revistas e sites da mídia."  

"Esse post visa em orientar as ovelhinhas quanto as artimanhas dos lobos. Tem muito supervisor em agência que não está nem aí para ajudar os membros da sua equipe, e ainda por cima, tiram proveito do cargo para conseguirem benefícios exclusivos. Esse post detalha todas essas artimanhas para que você não seja enganado por alguém que se diz seu amigo de trabalho."

"As pessoas que trabalham com vendas precisam aprender a identificar o seu público alvo para não serem enganadas, ainda mais quando se trata de vendas, onde esse setor está repleto de falsas promessas de gente prometendo o que não pode cumprir para obter essas vantagens gratuitas concedidas pelos hotéis." 

"Ser associado de um desses órgãos ou associações é um dos quesitos para passar confiança no mercado as empresas com as quais a sua empresa deseja fazer negócios. Saiba quais são até mesmo para sobreviver no mercado."

34O fim das secretárias profetizado por DOUGLAS WIRES.
"Muitas coisas não mudam dentro do ambiente de uma empresa porque as pessoas tem receio de testá-las. Por comodismo, acompanham as tendências do mercado fechando os olhos para outros caminhos onde verdadeiras oportunidades de gestão de administração estão abertas para ganhar e economizar dinheiro. Nesse artigo, DOUGLAS WIRES prevê o ano que isso acontecerá e revela as duas razões do por quê desse processo não ter iniciado mais cedo ainda."

"Esse tipo de cartão é ideal para empresas com grande volume de viagens. Agências de viagens que atuam no mercado corporativo incentivam seus clientes a terem o cartão EBTA até mesmo para facilitar o controle dos gastos e emissão de relatórios."


"Esse tipo de cartão é ideal para empresas com grande volume de hospedagens. Agências de viagens que atuam no mercado corporativo incentivam seus clientes a terem o HOTEL CARD até mesmo para facilitar o controle dos gastos e emissão de relatórios."

37. Os males da comissão.
"A comissão é essencial para a sobrevivência do turismo e se um supervisor ou gerente não souber como administrar o ambiente de vendas dentro de uma agência de viagens que remunera seus funcionários dessa forma, ele correrá o risco de perder esse controle devido aos males relacionados a essa prática remunerativa. Um dos princípios básicos numa empresa que remunera seus funcionários com comissão, é não misturar formas de remuneração diferenciada. Isto é, uns recebem salário fixo e outros comissão. O resultado é que aqueles que ganham salário fixo trabalharão menos dos que ganham comissão, uma vez que esses últimos precisam vender muito para ter um alto salário."

"Se você já ouviu falar sobre o termo gestão de viagens e não entendeu como se administra isso ou como se faz para isso acontecer, nesse artigo DOUGLAS WIRES lista as ações que devem ser feitas para gerir esse negócio, linkando os exemplos para outros artigos deste blog."

"Um agente de viagens experiente vale por um seguro viagem. Afinal... Você nunca sabe que problemas de viagem irá enfrentar por falha técnica, omissão e falta de comprometimento de certos "profissionais. Pior ainda, é pensar que a pessoa que está te atendendo é super experiente sem saber que por trás dela existe um emissor experiente de uma operadora de viagem o dando suporte."

"Entenda porque nem sempre o seu agente de viagens preferido não consegue um preço igual ou melhor do que outro concorrente. Cada agência é especializada num segmento e quando ambas possuem a mesma especialização, a diferença de preço se dá pelo desconto no produto ou pela ociosidade da venda (muita oferta para pouca procura). Mais detalhes nesse post!"

"Frequentemente ouço comentários terroristas de que a profissão de agente de viagem vai acabar ou o número de ofertas para esse cargo irá se reduzir cada vez mais por causa das ferramentas self-bookings. Pois bem, fiz esse artigo para expor minha opinião contrária de acordo com dois fatos que na minha visão impedem que isso aconteça."

"Se você procura preço e não sabe se comunicar ou transmitir ao agente de viagens quais são as suas necessidades de viagem, cuidado: o barato sai caro! Tem muita propaganda na internet anunciando preços baixos que são uma tremenda de uma arapuca: quando não é a qualidade do serviço, são as restrições do contrato de viagem."

"Post voltado para aqueles empreendedores interessados em saber dos riscos de operacionalidade de uma agência de viagens. Embora uma agência esteja livre daqueles ladrões de supermercado (porque não há mercadoria à mostra), existem penalidades que ela está sujeita a pagar as cias aéreas por causa de um erro de reserva ou de emissão fora das regras do contrato. Isso é o que chamamos de ADM! "

"Agência de viagens não é banco e nem fiador, mas muitos clientes têm essa concepção para desviarem seus custos para os prestadores de serviços. Na ânsia de ganhar uma licitação, algumas agências esquecem de incluir no contrato cláusulas para se protegerem desse tipo de manobra financeira, visando somente o menor preço. Esse artigo ilustra um caso real vivenciado por Douglas Wires."

"Douglas Wires responde a dúvida mais comum dos internautas que acessam seu blog procurando informações de como iniciar um negócio no turismo e com um custo baixo. De uma forma objetiva, o passo a passo dos primeiros passos é detalhado gradativamente à medida que os negócios da agência aumentam."

"É muito fácil por a culpa no funcionário da linha de frente e ficar de braços cruzados deixando ele se arrebentar no atendimento para ver até onde dá para sobrecarregá-lo. Algo muito comum em supervisores e gerentes omissos que não têm preocupação alguma em zelar pela imagem da empresa. Mesmo sabendo que há outros funcionários ociosos para equilibrar  a carga do atendimento, muitos ainda esperam o cliente reclamar para começarem a agir."

"Não é questão de ter inveja do trabalho dos outros, mas não consigo aceitar que todo reconhecimento da manutenção de uma conta fique para os promotores. Se um emissor bem qualificado consegue fazer um bom trabalho no atendimento e ganhar a simpatia das secretárias, porque que são os promotores que ganham premiações pela manutenção das contas corporativas e não os emissores. Acho que as agências de viagens deveriam premiar o atendente que conseguisse manter o atendimento de uma conta por mais de 1 ano. Leia esse artigo e diga se concorda comigo."

"Pensando em ser agente de viagem e realizar o grande sonho da sua vida ou tornar realidade o seu hobbie favorito? Vale à pena trocar sua profissão por outra no turismo? Para essa última pergunta a resposta seria sim se o salário for maior. Mas e se você for em empreendedor e precisa contratar um funcionário. Qual seria o salário que você deverá assinar na carteira dele? E por fim... Faculdade de turismo ajuda a ganhar um alto salário de agente de viagem? Descubra você mesmo lendo esse artigo."


"Guia rápido para você saber se será um bom negócio vender as milhas do seu programa de milhagem e ainda ter lucro com essa negociação. Por mais que se faça contas, eu sempre considerei a venda de milhas um mau negócio, pois atualmente as cias aéreas têm anunciado tantas promoções para uso de milhas que esse tipo de negociação chega a ser vantajoso somente se as milhas do participante estiverem espirando e ele não tem planos de viajar, ou dinheiro para se hospedar."



50. Railpasses: indispensáveis para viajar na Europa.
 "Os Railpasses foram a razão principal do preço das passagens aéreas caírem tanto na Europa. Por causa deles, também, surgiram as cias aéreas low cost que se espalharam da Europa para todo o mundo! Hoje, é possível emitir passagens aéreas no GDS fazendo conexão com trens operados com bandeiras da AF ou LH. Mas o maior atrativo dos Railpasses, é a paisagem da janela!" 

"Salário alto só é bom para quem não é prestador de serviços! Embora algumas empresas possuem outros critérios de demissão, certos pontos são padrão em alguns segmentos, principalmente no turismo. Nessa crônica de DOUGLAS WIRES, é listado esses principais  pontos que ele tem testemunhado ao longo das agências onde tem trabalhado."

"Neste artigo, Douglas Wires ensina como um consultor de viagem pode prever o ano em que será demitido e com isso planejar seus gastos para não se endividar. É também um bom artigo para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho a não se acomodar numa empresa sonhando que irão se aposentar nela."

53. Sites de leilões de 1 centavo não é canal de vendas de pacotes turísticos.
"Essa modalidade de empreendedorismo de baixo custo é 100% fraudulenta. Esses sites anunciam produtos diversos de ventilador a pacotes de viagem. Muitos não tem intenção alguma de ter sucesso na venda do produto. A real intenção é ganhar os lances comprados em seus sites pelos internautas que são então lesados sem perceberem. Nesse artigo de DOUGLAS WIRES, com matéria do G1, você saberá como isso é feito." 

 
54. Tarifas corporativas vs tarifas web.
"Uma das perguntas mais chatas e comuns de secretárias é: "POR QUE QUE A PASSAGEM DE VOCÊS ESTÁ MAIS CARA QUE NA INTERNET?"  Se você não sabe o que responder, esse post é a sua resposta para você encaminhar ao seu cliente e se justificar." 

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