Douglas Wires, nasceu em 1971, é casado e mora atualmente no Rio de Janeiro, atuando no mercado de turismo desde 1995. Fluente em inglês, é emissor Amadeus e Sabre de passagens aéreas nacionais e internacionais. Trabalhou em empresas como: VARIG, OCEANAIR e CARLSON WAGONLIT, adquirindo sólidos conhecimentos e experiência em cálculos de tarifas aéreas, supervisão de reservas e negociação de serviços de viagens.

APLICATIVO DE COMPRA DE PASSAGENS, FUNCIONA?

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ssim como Uber e Airbnb, a Decolar tem foco no seu aplicativo para oferecer passagens aéreas e pacotes de viagens personalizados. Com 24 milhões de downloads, entre eles, 8 milhões no Brasil, o app é uma arma importante dentro da estratégia da Decolar, responsável, hoje, por 40% das suas vendas. 

Em um levantamento de mercado, a companhia revela que o público masculino é o que mais compra por meio do smartphone. O estudo mostra que 54% dos consumidores são homens e 46% são mulheres que concluem transações pelo app.


Andre Alves, country manager da Decolar no Brasil, contou que o Brasil é o maior mercado da empresa na América Latina, tem peculiaridades e uma densidade populacional acima da média global. Apesar disso, a variação cambial tem impacto direto nos destinos mais procurados. Se o dólar sobe, o mercado doméstico aquece. Se ele cai, é a vez do internacional

O investimento em tecnologia da empresa, que conta com software próprio de gestão de ofertas, criado por uma equipe de TI de mais de 800 pessoas baseadas na Argentina, foca na disponibilização de uma plataforma online que seja estável e que minimize a frustração do consumidor que tenta aproveitar uma oferta de passagem. 

A companhia não adota soluções de e-commerce populares, como Vtex e Infracommerce, por conta da agilidade que se obtém ao manter uma equipe de TI própria. "Esse segmento é muito específico, essas fornecedoras teriam que fazer muitas mudanças em suas plataformas e não conseguiríamos atuar como atuamos com uma equipe própria", disse Alves.

Para cuidar do aplicativo, a equipe de desenvolvedores conta com cerca de 90 pessoas, também baseada na Argentina, otimiza uma das principais armas da empresa para vendas: o envio de notificações de promoções exclusivas, ou seja, que não são divulgadas pela empresa por meio de outros canais, como site e e-mail.

A Decolar, chamada Despegar na Argentina, foi fundada há 17 e atua em 20 países. Seu faturamento é de aproximadamente 4 bilhões de reais por ano, sendo que o Brasil é responsável por metade desse número. O principal acionista da empresa é o fundo americano chamado Tiger Global Management, mas a Expedia tem cerca 20% do negócio, após uma aquisição no valor de 270 milhões de dólares no ano passado.

Confira a seguir mais alguns dados da pesquisa exclusiva da Decolar compartilhada com EXAME.com.

– As mulheres realizam compras 10% mais caras do que os homens… mas elas pesquisam mais: mulheres fazem cerca de 10% a mais de buscas e consultas do que os homens e ainda utilizam o alerta de preços mais baratos 2 vezes mais; 

– Homens compram mais viagens no meio do ano, enquanto as mulheres antecipam as compras refentes às férias de fim de ano;

– O púlbico masculino tem um fraco pelos carros: entre eles, o aluguel de veículos é 2,5 maior;

– Na escolha de hotéis, os homens se baseam no filtro de preços, regiões e reputação, enquanto as mulheres analisam o conforto e diferenciais do local, como piscinas ou SPA.

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